Conteúdos

Este plano de aula para os anos iniciais do ensino fundamental tem como objetivo apresentar os substantivos concretos e abstratos por meio da literatura infantil.

Objetivos

  • Conhecer o conceito de substantivo;
  • Apresentar substantivos concretos e abstratos;
  • Conhecer a história “O monstro das cores”;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e resolução de problemas; e
  • Trabalhar as habilidades socioemocionais.

Conteúdos/Objetos do conhecimento:

  • Literatura infanto-juvenil.
  • Substantivo concreto;
  • Substantivo abstrato.

Palavras-chave:

Anos iniciais. Gramática. Substantivos. Língua portuguesa.

Previsão para aplicação:

2 aulas (50 min/aula).

1ª Etapa: Perguntas disparadoras: O que são substantivos?

O primeiro passo é entender o que sua turma sabe a respeito dos substantivos. Portanto, levante perguntas disparadoras: O que são substantivos? Para que servem? Podem me dar exemplos de substantivos?

Desenhe no quadro um mapa mental, conforme modelo abaixo, e vá preenchendo de acordo com as respostas da turma.

substantivos-concretos-abstratos

Se o número de respostas for baixo ou nulo, não dê as respostas, siga com a aula normalmente.

2ª Etapa: Conceito e classificação

Nesta etapa, apresentaremos apenas os substantivos concretos e abstratos.

Substantivo é a classe de palavras usada para dar nome aos seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros. Exemplos: menino, João, Portugal, caneta, ventania, coragem, corrida.

  • Substantivos concretos

Os substantivos concretos designam as palavras reais, concretas, sejam elas pessoas, objetos, animais ou lugares. Exemplos: menina, homem, cachorro.

  • Substantivos abstratos

Os substantivos abstratos são aqueles relacionados aos sentimentos, estados, qualidades e ações. Exemplos: beleza, alegria, bondade.

Crédito: Toda Matéria

Acesso em: 28 de janeiro de 2024.

Após apresentar conceito e classificação, faça novamente o mapa mental com a turma, assim será possível observar se os alunos aprenderam o conteúdo e quais são as dúvidas e dificuldades.

3ª Etapa: Trabalhando habilidades socioemocionais por meio dos substantivos

Hora da história!

Nesta etapa, você irá apresentar à turma a história: “O monstro das cores”, de Anna Llenas. Se não tiver acesso ao livro, você poderá assistir aos vídeos abaixo e contar a história aos seus alunos – de forma lúdica e divertida.

Inspiração #1 | O monstro das cores – Varal de Histórias

Acesso em: 28 de janeiro de 2024.

Inspiração #2 | O monstro das cores – histórias sobre sentimentos – Fafá Conta

Acesso em: 28 de janeiro de 2024.

Finalizada a hora da história, promova uma conversa com a turma sobre sentimentos. Como vocês estão se sentindo hoje? O que sentiram durante a contação da história do monstro das cores? O que são sentimentos? Podemos vê-los? Podemos pegá-los nas mãos? O que é algo abstrato?

Com essa proposta, espera-se que os alunos cheguem ao conceito de substantivos abstratos apresentados anteriormente. Após esta etapa, solicite que cada criança desenhe o monstrinho que mais a representa no momento. Disponibilize folha sulfite e lápis de cor.

Bom trabalho e bons estudos!

Plano de aula elaborado pela professora Letícia Baroni Gallo.

Coordenação pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.

Crédito da imagem: adaptação – Canva.com

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.